E o Carnaval heim!?

Então.

Após muita expectativa (como todo ano…), o Carnaval chegou prometendo ser o melhor já vivido. Muitos blocos, todos os amigos animados, aquele cheiro da época já exalando no ar, a cidade lotada,  mais de 424 blocos de rua agendados para sair, o SAARA bombando de folião atrás de fantasias, e a certeza que os próximos dias seriam inesquecíveis.

Ledo engano…

Na semana da Festa da Carne vem a chuva que estava sumida à 50 dias já dando uma esfriada no clima de verão que a cidade gosta muito; Após o incêndio que destruiu três barracões de grandes escolas do especial, tinha o sentimento de um desfile pouco mágico e uma disputa morna (odiamos a Beija Flor do Roberto Carlos como campeã esse ano. Mó forçação de barra!!! O que era aquela comissão de frente do Carlinhos de Jesus com a grandona da Cláudia Raia saindo de um caixa. Celebração de mau gosto como o homenageado); E logo no Bola Preta, roubaram minha carteira (depois eu conto a saga).

Confesso que o clima do carnaval foi uma delícia. Em cada esquina via-se uma multiudão fantasiada ou um grupo de meia dúzia fazendo um batuque bacana com um bloco para chamar de seu. Mas a desorganização e o bairrismo ainda são a tônica negativa dessa nova e maravilhosa fase do carnaval de rua do Rio. Explico.

Menina dos olhos das autoridades municipais, os blocos de rua cresceram e apareceram (como já falamos por aqui) que os mais tradicionais e alguns lançados recentemente se tornaram verdadeiras romarias de gente  andando atrás do som perdido, os banheiros que não foram suficientes, e os bairros residenciais (com toda sua razão) que já colocaram suas Associações de Moradores para movimentarem ações contra o vandalismo e o impacto causado a cada desfile de uma nova e/ou velha agremiação.

Quando falamos em desorganização, entendo que o momento presente é muito importante para a cidade e a industria do turismo desta. Uma vez que, tanto se fala da boa imagem que o Rio tem de passar para o Brasil e o Mundo. Lê-se Olimpiadas e Copa. O que vimos nos dias da folia de momo, a coisa ainda tá meio morna por aqui e beira o amadorismo. Não sei onde colocaram os milhões arrecadados com patrocínio (tinha até cabine de telefone do chiclete trident com câmera a-lá BBB enviando mensagens live para seu canal no youtube. Pode?) ???

O que foi a decoração das ruas? Muito para aprender com Recife e sua magia… Aquelas bolas coloridas definitivamente foram de enorme mal gosto e pouco capricho com a festa. O que evidencia o excesso de valor aplicado a cerveja patrocinadora. Já que as cores utilizadas lembravam a “boa” da AMBEV.

 Já falamos que os banheiros eram poucos para o número de pessoas, e a única coisa que a TV mostrava de ação da prefeitura foram as prisões de quase 700 mijões e mijonas que aliviaram suas “tensões” na via publica.

O bairrismo de alguns blocos, ou quase todos, da zona sul que não querem sair daquele quadrilátero nem que a vaca turssa, causaram transtornos aos montes aquela “pobre” população.

Enfim.

Nas entrelinhas acima vimos que os problemas do Carnaval de rua são banais e bem fáceis de serem resolvidos. Basta, o que falta, é vontade, pulso firme, e gastar com coerência os valore$ arrecadados.

A medida que a festa cresce, nota-se que o carioca está deixando de viajar nessa época do ano e mais pessoas estão vindo pra cá. E o dinheiro que antes era gasto em abadás, ou na cerveja bilionária das areias de Búzios hoje vai para a loja de fantasia do merecado popular, para os bares e restaurantes da cidade e para os izopores que matam nossa sede no meio do bloco.

Assim como é no Sambódromo, tem de haver organização e estrutura profissional para o carnaval das ruas do Rio. Não precisa de grade, arquibancada ou cobrança de ingressos. Pois esse lado da festa é para todos, e tem que continuar sendo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s