narciso, por vik muniz.

de todas as obras do nosso vik muniz, a que mais me impressiona sem sombra de qualquer dúvida que possa apresentar-me é o “Narciso, depois de Caravaggio”.

como esse cara conseguiu montar com sucata uma imagem bacana e realista como essa?  coisas bacanas de um verdadeiro artista.

ah?! cabe informa-los que essa obra, assim como outras, foi feita em seu galpão na zona portuária bem aqui no rio de janeiro. e hoje, essa maravilha faz parte do acervo do moma em nova york.

1173453_gal1

  1. carlos miguel fagundes dos santos

    olá!

    também admiro muito o trabalho do artista plástico vick muniz, inclusive o “narciso”, sobre o qual tenho uma observação a fazer: acho que essa obra não é tão gigantesca assim, pois se vc observar bem de perto e comparar a proporção dos objetos, verá que alguns parecem miniaturas, como por ex. a chave mecânica, o cone de trânsito, o fogão (este menor que uma caixa de supermercado) e outros. será que estou enganado? existe uma explicação? por favor, se houver me informe.

    • olhaocaze

      Olá Carlos.
      então cara.
      redundante dizer que gosto muito da obra do Vik. tenho caneca, catálogo, e não perco uma expo se quer quando acontece aqui no rio.
      bacana suas constatações. acrescento ainda, que o vik muniz é um fotógrafo formado e artista plástico por paixão. as imagens criadas com materiais orgânicos (chocolate, geléia, poeira, etc) são feitas em uma folha A4, por exemplo. e depois o dito fotografa e as amplia na proporção que mais lhe agrada. normalmente 2, 3 metros. essa do narciso especificamente, foi feita no pátio do seu galpão na zona portuária aqui no rio. ele a montou com sucatas, depois no helicóptero a uma considerável altura e com uma máquina fotográfica poderosa captou as imagens do seu narciso que estampamos no post. maluquice? não. coisa de artista com poder ($$$).
      poder este, que em algum ano que passou o nosso muniz pediu autorização a prefeitura de ny para um amigo aviador sobrevoar o céu da capital da maçã e formar nuvens com aquela fumaça que sai das suas turbinas.

  2. carlos miguel fagundes

    eu também admiro muito o trabalho do vick, conheço a carreira, o currículo e os processos artísticos dele, mas fico ainda em dúvida: na reprodução do “narciso depois de caravaggio” que tenho em mãos, consigo ver desproporção entre algumas peças de sucata utilizadas, que a mim parecem miniaturas. talvez foto final tenha passado por uma montagem em algum programa de manipulação de fotografia. posso estar enganado. de qualquer forma, obrigado pelas informações.

Deixe um comentário

