narciso, por vik muniz.

de todas as obras do nosso vik muniz, a que mais me impressiona sem sombra de qualquer dúvida que possa apresentar-me é o “Narciso, depois de Caravaggio”.

como esse cara conseguiu montar com sucata uma imagem bacana e realista como essa?  coisas bacanas de um verdadeiro artista.

ah?! cabe informa-los que essa obra, assim como outras, foi feita em seu galpão na zona portuária bem aqui no rio de janeiro. e hoje, essa maravilha faz parte do acervo do moma em nova york.

1173453_gal1

Anúncios

  1. carlos miguel fagundes dos santos

    olá!

    também admiro muito o trabalho do artista plástico vick muniz, inclusive o “narciso”, sobre o qual tenho uma observação a fazer: acho que essa obra não é tão gigantesca assim, pois se vc observar bem de perto e comparar a proporção dos objetos, verá que alguns parecem miniaturas, como por ex. a chave mecânica, o cone de trânsito, o fogão (este menor que uma caixa de supermercado) e outros. será que estou enganado? existe uma explicação? por favor, se houver me informe.

    • olhaocaze

      Olá Carlos.
      então cara.
      redundante dizer que gosto muito da obra do Vik. tenho caneca, catálogo, e não perco uma expo se quer quando acontece aqui no rio.
      bacana suas constatações. acrescento ainda, que o vik muniz é um fotógrafo formado e artista plástico por paixão. as imagens criadas com materiais orgânicos (chocolate, geléia, poeira, etc) são feitas em uma folha A4, por exemplo. e depois o dito fotografa e as amplia na proporção que mais lhe agrada. normalmente 2, 3 metros. essa do narciso especificamente, foi feita no pátio do seu galpão na zona portuária aqui no rio. ele a montou com sucatas, depois no helicóptero a uma considerável altura e com uma máquina fotográfica poderosa captou as imagens do seu narciso que estampamos no post. maluquice? não. coisa de artista com poder ($$$).
      poder este, que em algum ano que passou o nosso muniz pediu autorização a prefeitura de ny para um amigo aviador sobrevoar o céu da capital da maçã e formar nuvens com aquela fumaça que sai das suas turbinas.

  2. carlos miguel fagundes

    eu também admiro muito o trabalho do vick, conheço a carreira, o currículo e os processos artísticos dele, mas fico ainda em dúvida: na reprodução do “narciso depois de caravaggio” que tenho em mãos, consigo ver desproporção entre algumas peças de sucata utilizadas, que a mim parecem miniaturas. talvez foto final tenha passado por uma montagem em algum programa de manipulação de fotografia. posso estar enganado. de qualquer forma, obrigado pelas informações.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s