20/11/2008.

é. ontem foi comemorado/lembrado, com muita honra, mais um dia nacional da consciência negra. e finalmente nossos governantes (lê-se governo federal), estão de fato dando a devida atenção que o tema e a data merecem.

como parte das comemorações, a praça xv de novembro aqui no centro do rio foi palco da principal festa da quinta-feira ensolarada. muito samba, palanque, movimentos sociais, e o sentimento que a coisa tá um pouco diferente como antes. é que aproveitando o momento, foi inaugurada na histórica praça xv uma estátua do herói da revolta da chibata, joão candido (foto no post abaixo).

a dita estátua estava jogada no museu do catete, e a marinha do brasil desde que a obra ficara pronta vinha proibindo que a justa homenagem fosse realizada nas imediações do distrito naval aqui no centro. isso porque o super João Cândido liderou a Revolta da Chibata, em 1910, contra os castigos físicos que eram impostos pelo braço branco das forças armadas. face sua participação no movimento, o almirante negro foi preso, chegou a ser internado num manicômio, expulso da sua corporação, e esquecido como um bandido subversivo (palavras do livro de registros da marinha) sem direito a pensões ou qualquer tipo de assistência.

por isso, o palco de importantes acontecimentos da história do nosso país hoje está mais brilhante e ilustre como nunca. pois finalmente, um líder popular ganhara a homenagem e a lembrança por inteiro merecida.

tô muito feliz!!!!!

e um VIVA a joão candido!!!!!

*querem ficar por dentro da história do almirante negro? além dos milhares de livros os links abaixo são bem interessantes:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Jo%C3%A3o_C%C3%A2ndido

http://www.overmundo.com.br/overblog/joao-candido-o-almirante-negro

http://www.terrabrasileira.net/folclore/origens/africana/chibata.html

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s